Carne Forte

Protocolo Carne Forte

O PROTOCOLO CARNE FORTE estabelece diretrizes para certificação de processos produtivos que abrange desde o produtor rural, indústria ao consumidor final, a fim de garantir um alto padrão, gerar confiança e facilitar a comercialização. A certificação funciona como um indicativo ao consumidor e à sociedade em geral da qualidade do produto, processo ou serviço. No entanto, nota-se que, pela evolução da conscientização do consumidor, a certificação vem gradativamente aumentado sua procura no mercado.

Foi desenvolvida com referência nas Normas:

Resolução SAA 45 de 24/08/2011
Responsabilidade Social 8000 – Norma Internacional
ISO 14001 – Sistemas de Gestão Ambiental

Quem pode participar?

Propriedades Rurais e seus respectivos sistemas de criação, que visam atender mercado interno e externo, e principalmente nichos específicos de mercado da carne bovina gourmet.

Qual o valor do Protocolo Carne Forte?
O selo do Protocolo Carne Forte nas embalagens, atesta que a empresa segue as normas de bem-estar animal, social e ambiental no manejo pré-abate. Para o consumidor final, esse posicionamento de bom cumprimento das normas é uma demonstração de segurança e credibilidade.

Além da boa imagem passada para o usuário, o selo legitima que os criadores estão atendendo normas e condutas estabelecidas globalmente para a proteção do rebanho.

Princípios do Protocolo Carne Forte:
O princípio básico no processo de aquisição do selo é a realização de uma auditoria rigorosa.
As propriedades rurais são auditadas uma vez por ano para garantir que estão em conformidade com as normas e para a manutenção da certificação.
Os auditores observam se as diretrizes estão sendo seguidas e, a partir daí, atestam a manutenção do selo ou prosseguir com as atualizações exigidas pelo protocolo.

Empresas que possuem um programa de Bem-estar Animal, Social e Ambiental implantado, boas práticas de manejo, procedimentos documentados, cumprimento de legislações nacionais e internacionais estão habilitadas a requerer o selo de qualidade.

Qual o diferencial de possuir o Selo do Protocolo Carne Forte?

Mostra ao mercado e aos consumidores o processo rígido de auditoria e certificação pelo qual a propriedade foi submetida;
O selo é aplicado na embalagem do produto e se comunica de forma clara e direta com o seu consumidor;
Atesta que a empresa é transparente e alinhada com valores éticos e de sustentabilidade que regem o mercado global.

Como aderir ao Protocolo Carne Forte?
1º Passo: Adesão ao Protocolo
Cadastro
Solicitação de códigos para os animais destinados ao abate.

2º Passo: Rastreabilidade
Identificação dos lotes de animais destinados ao abate

3º Passo: Auditoria
O supervisor técnico realizará a verificação dos requisitos técnicos do protocolo e preenchimento do Check list.

4º Passo: Emissão do Certificado
Todo processo será analisado e aprovado pelo RT da certificadora.
Validade de 1 ano.